segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024


Enquanto o meu Pai estava na tropa, a minha Mãe vivia com a minha avó paterna e foi aí que ficou grávida de mim. Quando começaram a haver problemas familiares os meus Pais alugaram um quarto na casa de uma prima chamada Dalgiza.
No dia 17 de Fevereiro de 1952 nasci na mais conhecida maternidade do País senão do mundo a MAC. Tinha os olhos tão rasgados que, na brincadeira, diziam que eu era chinesa e tinha sido trocada.
Quando saímos da maternidade fomos para casa da prima onde vivemos 2 ou 3 anos e a quem eu chamava Avó. A avó tinha um papagaio que tinha uma casinha para onde ele ia todas as noites para dormir, ninguém o mandava ele ia sózinho e ficava à espera que a dona corresse o cortinado que tapava da luz. Penso que seja por isso que eu adoro papagaios.
Como era numa rua perpendicular à Av Almirante Reis fui baptizada na Igreja dos Anjos por um padre que era considerado um santo, conforme contava a minha Mãe.
Como o meu padrinho, e irmão do meu Pai, tinha alugado uma vivenda no Cacém convenceu os meus Pais a alugarem uma vivenda ao pé deles e lá fomos nós pela primeira vez viver numa casa só para nós.
Não me recordo quanto tempo lá vivemos, os meus padrinhos foram viver para perto do Largo do Carmo e nós começámos a odisseia pela Amadora.
Primeiro alugaram uma vivenda na zona alta da cidade, depois alugaram uma cave numa rua interior por detrás da Av Elias Garcia e finalmente fomos viver para um andar num prédio novo junto à passagem de nível e do outro lado da linha eram e são hoje em dia os Bombeiros.
Com a ida para esta casa começou uma nova etapa das nossas vidas, como a renda era cara fomos viver para lá com os meus avós maternos e o meu tio João. Foi nesta casa que nasceu a minha irmã tendo a ajuda de uma parteira e do meu Pai e foi baptizada na Igreja da Porcalhota.
Quando os meus avós foram tentar a sorte para Angola nós fomos viver para Benfica fazendo parte do agregado familiar o meu tio João. Foi graças a ele que andei num colégio particular e só fui para a escola pública quando ele se casou, saiu da nossa casa e foi constituir a sua família.
O meu querido tio João faz no dia 5 de Fevereiro 90 anos. As minhas memórias são uma prenda para ele
AMO-O TIO o irmão caçula da minha Mãe

Sem comentários: